A partir dos 18 anos, e até os 21 incompletos, integramos o Ramo Pioneiro.

Nossa equipe forma um clã, e é onde nos apoiamos e descobrimos interesses em comum. Levamos a sério nosso lema “Servir”, deixando de atuar de forma simbólica, pois a partir deste momento estamos experimentando o papel real do adulto por meio de serviços e das atividades de desenvolvimento comunitário. Esse é o período em que entramos na vida adulta, e estamos concluindo a formação dos nossos valores e princípios.

O cotidiano no clã nos dá bastante liberdade, já estamos cientes das nossas responsabilidades e somos nós que organizamos nossas próprias atividades. Nos reunimos em grupos de interesse para desenvolvê-las, seja ela para nossa comunidade, grupo escoteiro ou ações beneficentes.

Mesmo estando no clã podemos participar como adultos voluntários em outros Ramos e/ou atuar ativamente em nossas comunidades.

Prestes a completar 21 anos, é chegada a hora de encerrar nossa jornada como jovem no Movimento Escoteiro. A Cerimônia de Partida marca essa etapa, que pode ser seguida pela vida escoteira no papel de voluntário, como escotista ou dirigente.

No GESP temos o Clã Rodolfo Malampre.

Projeto Pioneiro

Insígnias

mAPPa

Clique acima para baixar o App e acompanhar seu progresso.