Radioescotismo é o nome que se dá às atividades escoteiras que incluem o uso de equipamentos de radiocomunicação. É mais um atrativo para os jovens e mais segurança para todos.

Através de uma estação de radioamador, é possível estabelecer contatos, por exemplo, entre o acampamento e a sede do Grupo (desde que o acampamento também esteja provido de equipamento de radiocomunicação). É possível, ainda, contatar escoteiros e radioamadores ao redor do mundo inteiro. Essa é uma área de interesse extremamente diversificada, capaz de promover a intercomunicação entre os jovens, incentivando-os às práticas científicas e estudos técnicos, além de prepará-los para atuar em comunicações de emergências.

São várias as atividades de Radioescotismo, dentro das quais destaca-se o Jamboree no Ar - o JOTA que acontece anualmente.

Ainda hoje, com todo o avanço tecnológico da telefonia, fixa e celular, acontecem muitas situações em que somente os Radioamadores conseguem estabelecer contato entre áreas atingidas por desastres naturais e os socorros de urgência.

“Se tiver o hábito de fazer as coisas com alegria, raramente encontrará situações difíceis" – Baden-Powell

Com agendamento prévio, é possível que jovens escoteiros interessados venham até nossa Sede para conhecer nossa Sala de Rádio, será um prazer recebê-los!

Quem quiser aprender mais sobre o assunto, podem encontrar informações aqui:

UF (obrigatório)

Número de Jovens (obrigatório)

Ramo (obrigatório)

Número de Chefes (obrigatório)

Data de entrada (obrigatório)

Data de saída (obrigatório)

Objetivo (obrigatório)

Nome do Responsável (obrigatório)

Nome do Grupo (obrigatório)

E-mail (obrigatório)

Telefone para contato com DDD (obrigatório)